COLUNA EDUARDO PAULINO

“Saúde é um bem estar físico, mental, social e não apenas ausência de doenças”

A definição de saúde pela organização mundial da saúde é “Saúde é um bem estar físico, mental, social e não apenas ausência de doenças”, baseado neste conceito, como vai a sua saúde?

Muitas vezes estamos achando que estamos ótimos mas na verdade estamos acostumados com um meio termo na nossa qualidade de vida, tanto fisicamente quanto emocional.

Soma-se à isto as chamadas doenças silenciosas, que são aquelas que muitas vezes estão presentes e não dão sintomas, ou quando os dão são leves e passam desapercebidos.

Podemos citar várias: hipertensão arterial, diabetes na fase inicial, glaucoma, alguns tipos de câncer como o de próstata por exemplo, alguns tipos de doenças auto-imunes e doenças endocrinológicas como hipotiroidismo, entre tantas outras. Vale ressaltar que as doenças silenciosas muitas vezes só se tornam evidentes quando já muito intensa, quando aí sim teremos os sintomas característicos de cada uma.

Muito bem! Então, posso achar que tenho saúde e na verdade tenho várias patologias em fase de desenvolvimento, e assim permite a doença minar minha qualidade de vida?

Sim pode.
Ai eu pergunto a você: como resolver isto? Como saber como você está?
Fazendo o que é o lema da medicina moderna ou seja a prevenção. Podemos e devemos prevenir com check-up periódicos, tanto na avaliação com médicos de clínicas gerais ou das diversas especialidades, bem como exames laboratoriais, ultrassom, exames de imagem entre outros conforme sugerido por seu médico. Devemos somar a isto, uma qualidade de vida equilibrada dentro da sua realidade profissional, social e familiar.

Saiba que muitos pacientes às vezes com doenças crônicas bem controladas, apresentam no contexto saúde, de vez em quando, de melhor qualidade do que aquele que muitas vezes acha que não sofre de nenhuma doença mas que pode estar sendo minado por alguma doença silenciosa.

Agora pergunto a você? Como está a sua saúde, quando foi seu último check-up, não só seu mas de seus entes queridos e próximos. A maior riqueza é você poder ter saúde e, ao mesmo tempo, poder ser dono do seu tempo, pois todo o resto pode se conquistar tendo estes predicados.

Os hospitais na verdade são monumentos às doenças, e quantos monumentos temos para prevenção das mesmas? Na verdade cada um está em nós mesmos, devemos levantar a bandeira da prevenção de nossa saúde conscientizando-se desta necessidade. Neste período de festas que estamos passando muitos se preocupam com presentes, dentro do que a possibilidade de cada um permite.

Às vezes procuramos sensibilizar famílias cujos membros não dispõem de muitas condições, não tem um convênio médico ou moram em lugares mais afastados de um bom centro de atendimento.Porque ao invés de um presente material não presentear com um simples check up que poderá trazer mais qualidade de vida a um ente querido do que um presente rotineiro.

Enfim, levantem a bandeira da medicina preventiva, lutem contra o comodismo do “eu estou bem” e tire isto a limpo, afastando as doenças silenciosas com um bom check up, “ saúde é um estado de bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças”.

Dr. Eduardo Paulino, Médico-oftalmologista CRM 29918, Diretor do Instituto de olhos Dr. Eduardo Paulino – Epivision, Membro titular Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Professor Universitário, Membro da Academia Americana de Oftalmologia, Diretor e apresentador do programa, Visão Médica – TV Educativa Santa Cecília, Programa de rádio de Olho na Saúde na Rádio Santa Cecília (107,7)